Por Pedro Rodrigues
O futebol brasileiro está roubando a cena no Mundial de Clubes. As campanhas de Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense têm chamado a atenção do mundo inteiro, especialmente pelo desempenho contra os gigantes europeus, que entraram no torneio como grandes favoritos, e saíram surpreendidos.
Na primeira rodada, os brasileiros mostraram personalidade e força. O Palmeiras abriu o caminho com um empate sem gols diante do Porto, no dia 15 de junho. Depois, foi a vez do Fluminense segurar o Borussia Dortmund em mais um empate em 0 a 0, no dia 17. Já o Botafogo fez história ao vencer o poderoso PSG por 1 a 0, no dia 19, resultado que colocou o time carioca na liderança do grupo, precisando agora de apenas um empate para se classificar.
E o show não parou por aí. O Flamengo, em uma das grandes atuações do torneio, venceu o Chelsea por 3 a 1 e garantiu vaga nas oitavas de final. Uma vitória que ecoou pelo mundo, reforçando a força dos clubes brasileiros e deixando claro que o favoritismo europeu pode ser questionado.
“Invictos e arrasadores: assim estão os times brasileiros no Mundial de Clubes. O ritmo de Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Fluminense é incrível, principalmente contra as potências europeias”, destacou o canal Fox Deportes, dos Estados Unidos.
O saldo até aqui é animador: ninguém perdeu. Os brasileiros desafiaram as expectativas e dominaram as partidas, deixando claro que vieram para brigar pelo título. Mais do que bons resultados, os clubes do Brasil estão resgatando o respeito internacional com atuações de muita garra, técnica e inteligência.



