Nesta segunda-feira (22), a Copa do Mundo de Clubes da FIFA entra em sua última rodada da fase de grupos, com Botafogo e Palmeiras em busca da classificação para o mata-mata.
Botafogo Pode Avançar Mesmo com Derrota
Às 16h (horário de Brasília), no histórico Rose Bowl Stadium, em Pasadena, Califórnia, o Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid pelo Grupo B. Embalado pela vitória contra o Paris Saint-Germain, o Fogão pode perder por até dois gols de diferença e ainda assim se classificar.
O atual campeão brasileiro e da Libertadores tem seis pontos e saldo positivo de dois. Mesmo com uma derrota para o time espanhol, a equipe carioca provavelmente avançará na segunda posição, já que o PSG joga contra o Seattle Sounders no mesmo horário. O Paris Saint-Germain e o Atlético de Madrid também somam seis pontos, mas os franceses levam vantagem nos critérios de desempate. O Seattle, sem pontos, deve ser um adversário fácil para o PSG.
O técnico Renato Paiva deve manter a escalação que iniciou o jogo contra o PSG, com o experiente Allan no lugar de Mastriani. A formação com três volantes, que neutralizou o meio-campo parisiense, agora enfrentará um adversário sedento pela vitória no controle territorial.
“Os jogadores sabem que ainda temos uma partida e um resultado para alcançarmos nosso primeiro objetivo, que é a classificação. Por isso, temos de manter os pés no chão”, afirmou o técnico após a vitória por 1 a 0 sobre os franceses.
Atlético de Madrid x Botafogo
- Local: Rose Bowl Stadium, Pasadena
- Horário: 16h (de Brasília)
- Transmissão: SporTV (TV fechada), DAZN (streaming), CazéTV (YouTube), Prime Video (streaming) e TV Globo (aberta)
Palmeiras Busca Empate para Garantir Liderança
Mais tarde, às 22h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami, Flórida, o Palmeiras encara o time da casa, o Inter Miami, que conta com as estrelas Lionel Messi e Luis Suárez. Líder do Grupo A, um empate já garante o Verdão na próxima fase.
Com quatro pontos cada, Palmeiras e Inter Miami chegam à última rodada em uma situação confortável — o empate é suficiente para ambos. O time palmeirense está à frente devido ao critério de saldo de gols. Porto e Al Ahly, do Egito, também com um ponto, chegam em situação mais complicada.
Vivendo um momento tranquilo desde a chegada aos Estados Unidos, o técnico Abel Ferreira indicou que provavelmente aceitará a extensão de contrato proposta pela presidente Leila Pereira.
“Tudo indica que sim”, afirmou o técnico ao ser questionado sobre sua permanência no clube onde se tornou o treinador com mais conquistas na história. Ele foi breve sobre o assunto, avaliando que este não é o momento ideal para discutir o tema.
“A Leila falou muito bem, vamos ter tempo para sentar e conversar sobre isso”, ressaltou. “O momento é de estar completamente focados no Mundial. O mais importante é desfrutar do que vemos da nossa torcida e levar para campo essa energia que contagia nossos jogadores.”
O treinador confirmou que Aníbal Moreno, com edema na coxa direita, está fora do jogo. O provável substituto é o uruguaio Emi Martínez. Abel também indicou que dará oportunidades a atletas que ainda não jogaram ou jogaram poucos minutos na competição, e brincou sobre a estratégia para parar Messi.
“Só se os jogadores do Inter Miami não passarem a bola pra ele”, brincou. “É uma oportunidade, um desafio. Uma das maiores figuras da história do futebol.”
Inter Miami x Palmeiras
- Local: Hard Rock Stadium, Miami
- Horário: 22h (de Brasília)
- Transmissão: SporTV (TV fechada), DAZN (streaming), CazéTV (YouTube), Prime Video (streaming) e TV Globo (aberta)



