Por Pedro Rodrigues
Em um jogo sem gols, mas com muita tensão, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns e garantiu a classificação para as oitavas de final do Mundial de Clubes. O resultado foi o suficiente para carimbar o passaporte do Tricolor para a próxima fase, mesmo com a equipe caindo para a segunda posição do grupo, após a vitória do Borussia.
O Fluminense entrou em campo precisando apenas de um empate para se classificar, e fez exatamente o necessário. Mesmo pressionado durante boa parte da partida, com apenas 32% de posse de bola contra 68% do Sundowns, o time carioca soube se defender bem e segurou a pressão sul-africana. Os números também mostram a superioridade do adversário na troca de passes: 554 passes certos com 89% de precisão, contra 258 passes e 82% de acerto por parte do time brasileiro.
Apesar de não ter sido uma de suas melhores atuações, o Fluminense mostrou maturidade e solidez defensiva. A equipe agora avança para as oitavas de final, que serão disputadas no dia 30 de junho, ainda com adversário indefinido, embora o provável confronto seja contra o River Plate, da Argentina.



