Por Pedro Rodrigues
Em um jogo eletrizante e decidido nos minutos finais, o Botafogo foi derrotado pelo Atlético de Madrid por 1 a 0, nesta segunda-feira (23), pela 3ª rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA. Mesmo com o revés, o Glorioso assegurou a vaga nas oitavas de final, graças ao saldo de gols superior em relação aos espanhóis.
O único gol da partida saiu aos 87 minutos, dos pés de Griezmann, que aproveitou uma das poucas brechas da defesa brasileira. Com o resultado, o Botafogo se tornou o primeiro time brasileiro a ser derrotado na competição, mas o suficiente para seguir vivo no torneio. O Atlético, por sua vez, apesar da vitória, deu adeus ao Mundial de forma amarga.
O Grupo B está completamente embolado: Botafogo, Atlético de Madrid e PSG somam 6 pontos cada. No entanto, o saldo de gols coloca o time brasileiro na frente e elimina os espanhóis. O Seattle Sounders, que não pontuou, também se despede da competição.
Os números da partida evidenciam a superioridade do Atlético de Madrid na posse de bola e na construção das jogadas. Foram 576 passes trocados, com 88% de precisão e 62% de posse de bola. O Botafogo, por outro lado, fez um jogo mais reativo, com 371 passes, 81% de precisão e apenas 31% de posse.
Ainda hoje, após o jogo de Inter Miami e Palmeiras, saberemos quem enfrentará o Botafogo nas oitavas.



